Taxa de desemprego se mantém em 4,9% em outubro – OCDE

790
OCDE

São Paulo, 11 de dezembro de 2024 – A taxa de desemprego da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) manteve-se estável em 4,9% em outubro de 2024, permanecendo em ou abaixo de 5,0% desde março de 2022, segundo o relatório mensal da instituição.

Em 19 países da OCDE, as taxas não mudaram, caíram em 7 e subiram em 5. A taxa de desemprego foi inferior a 3,0% em cinco países, enquanto Colômbia e Espanha apresentaram taxas de dois dígitos, apesar da queda na Espanha. O número total de desempregados na OCDE subiu ligeiramente para 34,1 milhões.

Na União Europeia (UE) e na zona do euro, as taxas de desemprego atingiram recordes mínimos de 5,9% e 6,3%, respectivamente. Na Itália, houve uma redução acumulada de 2,0 pontos percentuais em relação a outubro de 2023, enquanto aumentos foram registrados na Finlândia, Grécia e Eslovênia.

Fora da Europa, as taxas subiram na Colômbia e na Coreia, mas caíram no México, que, junto com o Japão, registrou a menor taxa (2,5%).

A taxa de desemprego de mulheres e homens permaneceu estável em 5,1% e 4,8%, respectivamente, sendo maior para mulheres em regiões como a OCDE e a União Europeia. Em países como a Letônia, os homens enfrentaram maior desemprego, enquanto na Colômbia e Turquia, a taxa foi maior para mulheres.

Entre jovens (15 a 24 anos), a taxa foi de 11,3%, muito acima da de trabalhadores mais velhos (25 anos ou mais), com destaque para aumentos na Letônia, Colômbia, Coreia, Austrália e Grécia. O desemprego juvenil superou 20% em nove países, enquanto Japão e Israel registraram os menores índices.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2024 – Grupo CMA