Plantio de soja inicia em Goiatuba (GO), mas excesso de calor preocupa

414
Soja

Porto Alegre, 24 de outubro de 2023 – O plantio de soja em Goiatuba, no sul de Goiás, iniciou e atinge 5% da área estimada de 78 mil hectares na safra 2023/24, mas o excesso de calor, associado ao clima seco, traz preocupação aos produtores. De acordo com a Emater local, os produtores paralisaram as atividades, aguardando novas chuvas para avançar nas atividades de cultivo.

O engenheiro-agrônomo Alceu Marques Filho destaca que a última chuva de bom volume ocorreu no feriado de 12 de outubro, o que levou muitos produtores a iniciar o cultivo da oleaginosa. “Depois não choveu mais, o que deixou muitos produtores arrependidos, pois a soja não nasceu de forma regular e está encontrando dificuldades por conta do calor e da falta de umidade”, afirma.

Frente à expectativa inicial dos produtores, o plantio está cerca de 10 dias atrasado, muito embora dificilmente o cultivo inicia antes da segunda quinzena de outubro. “Como a previsão de chuvas não está se confirmando, será difícil que o plantio tenha grandes progressos antes do começo de novembro, quando são esperados volumes melhores de precipitações. Isso poderá fazer com que a janela de cultivo fique muito apertada para o plantio da safrinha de milho, mesmo que os produtores venham a usar variedades de soja de ciclo mais curto”, avalia.

Levantamento de SAFRAS & Mercado indica que o plantio da safra 2023/24 de soja em Goiás deverá ocupar 4,7 milhões de hectares. A área deve ser 4,4% maior frente aos 4,5 milhões de hectares plantados no ano passado. O cultivo no estado atingia 20% da área prevista até 20 de outubro.

A produção esperada para a safra de soja é de 17,677 milhões de toneladas em 2023/24, acima das 17,462 milhões de toneladas obtidas em 2022/23. O rendimento médio das lavouras deve chegar a 3.780 quilos por hectare, contra os 3.900 quilos por hectare colhidos no ano passado.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA