Opep eleva previsões para demanda global de petróleo em meio a sinais de resiliência econômica

485
petróleo

Porto Alegre, 13 de novembro de 2023 – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revisou para cima suas expectativas para a demanda global de petróleo este ano, contradizendo sentimentos de fraqueza ao declarar que a economia está mais resiliente do que se pensava inicialmente. A produção do grupo também registrou um aumento.

De acordo com o relatório mensal de mercado de petróleo divulgado pela OPEP nesta segunda-feira, a previsão é de um aumento na demanda de petróleo em 2,5 milhões de barris por dia (bpd) em 2023, representando um acréscimo de 100 mil barris por dia em comparação com o relatório do mês passado. A organização destacou que os fundamentos do mercado global de petróleo permanecem robustos, contrariando o sentimento negativo em torno da demanda, o qual a OPEP considera exagerado.

Os principais impulsionadores dessa perspectiva mais otimista incluem o crescimento mais forte do que o esperado nos Estados Unidos e na China. A OPEP elevou sua previsão de crescimento econômico dos EUA para 2,3% em 2023, em comparação com os 2% anteriores, e para 0,9% em 2024, ante 0,7% anteriormente. A demanda chinesa também foi destacada como “saudável”, com importações de petróleo bruto 240 mil barris por dia acima dos níveis de setembro.

O relatório indica que a OPEP manteve inalterada sua previsão de demanda para 2024, permanecendo em 2,2 milhões de barris por dia. No entanto, a organização ajustou ligeiramente sua previsão de oferta não pertencente à OPEP para 2023, aumentando em 100 mil barris por dia, para 1,8 milhão de barris por dia, enquanto a previsão para 2024 permanece inalterada em 1,4 milhão de barris por dia.

A produção da OPEP continuou crescendo, atingindo 27,9 milhões de barris por dia em outubro, um aumento de 80 mil barris por dia em relação a setembro. A organização estima que o mercado estava em um déficit de um milhão de barris por dia durante o terceiro trimestre de 2023. Para equilibrar o mercado, a OPEP sugere que será necessário fornecer 29,08 milhões de barris por dia, enquanto a produção esperada de fontes não pertencentes à OPEP atingirá 73,03 milhões de barris por dia este ano.

As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA