Porto Alegre, 04 de dezembro de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços acentuadamente mais altos.
Após as quedas acentuadas dos últimos dias, que vieram com correção depois do mercado bater nos níveis mais altos em 47 anos, novamente NY teve ajustes técnicos nesta quarta-feira. Desta vez para cima, e retomou a importante linha técnica e psicológica de US$ 3,00 a libra-peso.
A queda do dólar contra o real e outras moedas contribuiu para a recuperação observada. Mas, os fundamentos também seguem por trás da subida, diante das grandes preocupações e incertezas em relação à safra brasileira de 2025.
Até outubro, o cinturão cafeeiro enfrentou severas estiagens e altas temperaturas. Assim, mesmo com vistosas floradas, não houve um bom pegamento e a avaliação é de significativas perdas produtivas para o próximo ano. Isso naturalmente preocupa e dá suporte às cotações.
Por outro lado, segue forte o ritmo das exportações brasileiras e globais, o que gera também um alívio para o abastecimento.
As exportações de café em grão (verde) dos países membros e não-membros da Organização Internacional do Café (OIC) totalizaram 11,13 milhões de sacas de 60 quilos em outubro, primeiro mês da safra mundial 2024/25, contra 9,67 milhões de sacas registradas no mesmo mês de 2023, alta de 15%.
Segundo a OIC, as exportações de café arábica totalizaram 85,67 milhões de sacas nos doze meses até outubro, ante 73,8 milhões no ano anterior. Já os embarques de robusta somaram 53,6 milhões de sacas, contra 49,37 milhões.
Os contratos com entrega em março/2025 fecharam a 303,70 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 8,20 centavos, ou de 2,8%. A posição maio/2025 fechou a 301,75 centavos, elevação de 8,10 centavos, ou de 2,7%.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA