Café cai em NY com realização e boas exportações brasileiras, mas estoques em queda sustentam

455
café

    Porto Alegre, 14 de novembro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços mais baixos.

    Em sessão volátil, NY chegou a operar com ganhos em parte do dia, para depois ter um movimento negativo. Realização de lucros e correção técnica após as recentes altas pressionaram as cotações. Além disso, traders citaram o bom desempenho das exportações brasileiras em outubro e também agora em novembro nos números parciais.

Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), as exportações totais brasileiras de café (verde e industrializado) chegaram a 4,356 milhões de sacas de 60 kg em outubro, gerando uma receita cambial de US$ 847,2 milhões. Isso representou alta de 21,8% em volume, mas leve recuo de 2,5% em valores na comparação com o mesmo mês de 2022.

Com o desempenho em outubro, os embarques no acumulado dos quatro primeiros meses do ano safra 2023/24 subiram para 14,394 milhões de sacas, apresentando evolução de 16% sobre idêntico período na temporada antecedente e registrando o segundo melhor resultado nos últimos cinco anos. Já a receita recuou 3,9% no mesmo intervalo comparativo, chegando a US$ 2,854 bilhões.

Enquanto isso, em novembro, até o início desta semana, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontou que somente em grão verde o país já embarcou no acumulado do mês 1,674 milhão de sacas de 60 quilos. Mantendo esse ritmo o país pode ultrapassar as 4 milhões de sacas ao final de novembro.

Porém, as perdas foram limitadas pela baixa do dólar em relação ao real no Brasil e pela continuação no movimento de queda nos estoques certificados da bolsa de Nova York. Tecnicamente, segue a rolagem de contratos de dezembro para frente ante à chegada do período de notificação de entregas e de expiração deste contrato. Além disso, o mercado mostra suporte acima de 170 centavos no contrato março.

    Os contratos com entrega em dezembro/2023 fecharam o dia a 176,45 centavos de dólar por libra-peso, desvalorização de 2,20 centavos, ou de 1,2%. A posição março/2024 fechou a 171,40 centavos, baixa de 1,80 centavo, ou de 1,0%.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA