Ações da Europa fecham majoritariamente em alta após dados de inflação e à espera de Fed

589
Eurozona

     Porto Alegre, 19 de setembro de 2023 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira majoritariamente em alta, em meio à expectativa dos investidores em relação à próxima decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

     Espera-se que o banco central dos Estados Unidos mantenha as taxas de juros estáveis na faixa de 5,25% a 5,50% quando a reunião terminar na quarta-feira (20), após aumentá-las em 11 de suas últimas 12 reuniões.

     Entretanto, os mercados estão divididos quanto ao futuro das taxas de juros, com incertezas sobre se o Fed encerrará o ciclo de aumento ou se fará mais um aumento ainda este ano, uma vez que a inflação ainda persiste acima da sua meta de 2%.

     “O mercado está assumindo que a inflação vai cair até a meta de 2% do Fed e que cortes nas taxas de juros ocorrerão antes do próximo verão começar. Os riscos de a inflação geral se aquecer nos próximos meses estão aumentando e isso deve complicar as ações do Fed. Será que os formuladores de políticas ficarão convencidos de que, apesar de um mercado de trabalho resiliente, as pressões de preços continuarão a diminuir? Se a inflação central mostrar que está lutando para continuar caindo, o regime de taxas de juros mais altas por mais tempo durará muito mais do que o mercado está precificando”, diz o analista sênior de mercado da Oanda, Ed Moya.

     Na Europa, países como o Reino Unido, Suíça e Noruega estão programados para revisar suas taxas de juros na quinta-feira (21). Enquanto isso, na Ásia, o Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) anunciará sua decisão sobre as taxas de juros ainda hoje à noite, e o Banco do Japão (BoJ) fará o mesmo na sexta-feira (22).

     Além disso, os investidores estão de olho nos dados finais de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro. Conforme a revisão do Eurostat, a taxa anual do CPI na região apresentou uma leve desaceleração em agosto, registrando 5,2%, em comparação com os 5,3% de julho. A estimativa inicial para agosto indicava estabilidade na taxa, a 5,3%.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,09%, 7.660,20 pontos

DAX-30 (Frankfurt): -0,39%, 15.656,35 pontos

CAC-40 (Paris): +0,08%, 7.282,12 pontos

FTSE MIB (Milão): +0,60%, 28.732,4 pontos

IBEX-35 (Madri): +0,68%, 9.521,90 pontos

SMI-20 (Zurique): -0,20%, 11.068,70 pontos

PSI-20 (Lisboa): +0,45%, 6.154,55 pontos

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA