Ações da Europa fecham em alta com balanços impulsionando sentimento

491
Eurozona

     Porto Alegre, 9 de novembro de 2023 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta quinta-feira em alta, impulsionados por resultados robustos nos balanços corporativos e declarações dos líderes de bancos centrais.

     As ações da gigante farmacêutica Anglo-Sueca, AstraZeneca, registraram um aumento de 2,8% na manhã. A empresa superou as expectativas do terceiro trimestre, impulsionada pela forte demanda por seus medicamentos contra o câncer.

     A empresa de pagamentos holandesa, Adyen, teve alta de mais de 33% em suas ações após a divulgação de novas metas consideradas mais realistas pelo mercado.

     O distribuidor belga de alimentos e produtos químicos, Azelis Group, viu suas ações crescerem mais de 11% após relatar progresso nas margens durante os primeiros nove meses do ano.

     Em contrapartida, a ArcelorMittal enfrentou ventos contrários, com suas ações caindo 1,4% em Amsterdã. Apesar de superar as expectativas nos lucros e Ebitda do terceiro trimestre, o fluxo de caixa livre de US$ 50 milhões ficou abaixo das previsões dos analistas.

     Além dos resultados corporativos, os investidores europeus mantiveram um olhar atento às declarações sobre política monetária. Na quarta-feira, o presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, reiterou a prematuridade de especular sobre possíveis cortes de juros.

     Nesta quinta-feira, as atenções se voltam para os presidentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, e do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

     “O mercado pode ter se empolgado demais na semana passada. Os discursos dos membros do Fed nesta semana têm refutado as expectativas de que o Fed tenha encerrado o ciclo de aumentos de juros.

     Vários funcionários do Fed sugeriram que outro aumento ainda é possível, especialmente considerando a persistência da inflação e a resistência do crescimento econômico dos EUA”, diz a analista sênior de mercado do City Index, Fiona Cincotta.

     “Agora, todos os olhares estão voltados para o presidente do Fed, Jerome Powell, que está programado para falar pela segunda vez nesta semana. Em sua aparição ontem, Powell não abordou a política monetária ou as perspectivas econômicas; no entanto, ele pode discutir esses assuntos hoje. Seus comentários serão observados de perto em busca de pistas sobre o futuro das taxas de juros”, completa.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,73%, 7.455,67 pontos

DAX-30 (Frankfurt): +0,45%, 15.310,41 pontos

CAC-40 (Paris): +0,89%, 7.114,30 pontos

FTSE MIB (Milão): +0,74%, 28.644,1 pontos

IBEX-35 (Madri): +1,31%, 9.420,10 pontos

SMI-20 (Zurique): +0,47%, 10.644,99 pontos

PSI-20 (Lisboa): +0,71%, 6.268,27 pontos

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA