São Paulo, 9 de dezembro de 2024 – O índice de preços ao consumidor da China caiu 0,6% em novembro em base mensal, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Em outubro, o índice havia caído 0,3%. Em base anual, o índice de preços ao consumidor subiu 0,2%. A previsão do mercado era de queda de 0,4% em base mensal e alta de 0,5% em base anual.
Os preços dos alimentos subiram 0,9% em base anual, o setor de vestuário subiu 1,1%, e do setor de habitação caiu 3,6%. “A leitura surpreendentemente fraca de novembro confirma ainda mais nossa visão de que ainda há bastante espaço para um afrouxamento da política monetária nos próximos meses”, afirma Lynn Song, economista chefe para a Grande China da ING.
“Os mercados têm debatido a possibilidade de um corte iminente na taxa de reserva obrigatória (RRR), o que certamente está em consideração. No entanto, os dados de inflação mostram que há margem para combinar um corte na RRR com um novo corte na taxa de juros”, completa.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA