5 fatores que afetam o preço do algodão

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Você tem interesse em entender melhor os mecanismos de formação de preço do algodão e as tendências de curto e médio prazos?

Então, precisa ler este artigo e ficar por dentro de como funciona essa dinâmica!

O especialista de Safras & Mercado, Gil Barabach separou 5 fatores decisivos que impactam na precificação do algodão e afetam a lucratividade das suas operações. Se quiser assistir este material em vídeo, clique aqui. É totalmente gratuito.

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O que forma o preço do Algodão

O blog de Safras trouxe uma matéria que fala o que influencia na gestão da plantação de algodão. Você pode ler na íntegra ao clicar aqui.

1 – Produção de Algodão no Mundo

O maior produtor de algodão é a China, que responde por 24,2% do total produzido mundialmente. O segundo maior produtor é a Índia, que responde por 23,8% do total. Os dois, juntos, são responsáveis por quase metade da produção mundial de algodão.

Os Estados Unidos é o maior exportador da commodity, seguido pelo Brasil.

2 – Perspectiva de Consumo

A evolução do consumo mundial de algodão é bem concentrada na Ásia. Principal consumidora de algodão no mundo é a China (32%), seguida por Índia (21%).

Chama atenção que nos últimos 4 anos (2018-2022) houve uma queda no consumo mundial de 7%.

3 – Efeito Renda

Nos últimos 4 anos (2018-2022) existiram momentos de superávit e déficit na produção, o que impacta no preço. 

O algodão é uma commodity é muito sensível na variação da renda, assim como o preço dos tecidos concorrentes. Ou seja, caso haja uma queda na renda da população, assim como a baixa nos preços dos concorrentes, o valor do algodão será afetado.

4 – Referência Externa: ICE US – NY

O preço do algodão tem como referência a Bolsa de Nova York (ICE – US).

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5 – Efeito Dólar

Como o preço do algodão é cotado na Bolsa ICE – US, é preciso acompanhar o preço no mercado nacional e converter para o dólar.

Com o câmbio valorizado, você vai obter mais reais (R$) por dólar vendido. Já com o câmbio desvalorizado, você vai receber menos reais (R$) por dólar vendido.

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